Mini Artigo - Ciberarte
A partir dos anos 70, as novas opções tecnológicas começam a ser proveitosas aos artistas, os quais passam a utilizar desse auxílio (rádio, TV, redes virtuais) para criar uma arte interativa, em que o público e o autor se comuniquem.
A arte da era eletrônica vai ser caracterizada pelo excesso de interatividade, da hipertextualidade, das cópias de informações e da forma direta (não-linear) do discurso. A ideia de rede, associada à possibilidade de trocas de informações e a uma comunicação de forma interativa, torna-se o motivo principal da ciberarte. Os exemplos mais evidentes da ciberarte são a tecno-body-art, a vídeo-arte, a robótica, o multimídia, as esculturas virtuais, a informática, a realidade virtual e, obviamente, a moda, a música, a tecnoeletrônica e a dança.
A ciberarte possibilita o rompimento com os gêneros artísticos tradicionais, dando novos ares a imaginação artística, como afirma Ana Maria Nascimento, autora do artigo “Ciberarte: como a tecnologia transforma o saber artístico”.
BIBLIOGRAFIA: Nascimento, Ana Maria, “Ciberarte: como a tecnologia transforma o saber artístico”. Disponível em http://blogs.universia.com.br/espacodasartes/2008/12/01/ciberarte-como-a-tecnologia-transforma-o-fazer-asrtistico/. Acesso em 09 de junho de 2009, às 16h26min
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